domingo, 1 de fevereiro de 2009



DARTACÃO

Existe um "rapaz" meio desajeitado, embora destemido, que encheu a nossa infância com as suas aventuras na conquista do título de "moscãoteiro": O Dartacão!
O Dartacão personificava um jovem decidido a vingar como mosqueteiro, na guarda real do Rei Luís XIV, da mesma maneira que eu também sonhei um dia vir a defender o meu país nas forças especiais da Marinha De Guerra Portuguesa: Os Fuzileiros. E foi por aí que desde cedo me identifiquei com este mini-herói.
O meu herói cresceu no seio de uma família de poucos recursos, simples mas educada e honesta, o que fez dele um jovem forte de espírito, corajoso, prestável e honroso. Características que também estão vincadas na minha personalidade. Na conquista pela sua amada Julieta, ele mostra-se tanto de tímido como de aventureiro, retratando um pouco de mim no que concerne a estes lavores.
Ainda na perseguição do título de "moscãoteiro" ele encontra alguns desafios que o levam a confrontos pessoais com aqueles que mais tarde vêm a ser os seus fiéis companheiros, demonstrando para com eles uma amizade, lealdade e respeito que me caracterizam.
Todos nós encontramos, na vida real ou na ficção, alguém ou uma personagem onde nos revemos, e no meu caso o Dartacão ilustra-me perfeitamente!

3 comentários:

  1. Muito bem, portaxaves.Gostei bastante do seu texto: bem estruturado, claro e com muito de si, tenho a certeza! Quanto à personagem, penso que todos nós ficámos com a música no ouvido...

    ResponderEliminar
  2. Grande personagem!!! Apesar de pequeno tem muita vontade de vencer, e consegue com garra, tal e qual como tu... um abraço!!

    ResponderEliminar
  3. Pouco conheço de ti, mas em pouco ou nada tiveste atitudes nobres e de companheirismo o que faz de ti um verdadeiro Mosqueteiro.
    Afinal de contas o lema desse grupo a que tão poucas pessoas podem pertencer é:
    « Um por todos e todos por um». Parabéns

    ResponderEliminar