terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Acta nº 3

ACTA NÚMERO TRÊS

Aos oito dias do mês de Janeiro de dois mil e nove, pelas catorze horas e trinta minutos na sala número quinze da Escolinha, com a presença de todos os elementos da turma Charlie do trigésimo terceiro curso de formação de uma certa coisa, teve lugar a quinta e sexta aulas de Português, presidida pela professora esmeralda, com a seguinte Ordem de Trabalhos: Ponto um – Leitura e correcção da acta número dois, referente à terceira e quarta aula, sendo posteriormente aprovada por unanimidade dos presentes. Ponto dois – Em relação ao blog da turma, foi concluído o debate e decidido também unanimamente o nome “daquia3meses.blogspot.com” com referência anónima aos assuntos globais da turma.
Ponto três – Início dos diapositivos sobre a autoscopia, começando pela designação e seguido da apresentação das fases de um trabalho individual sobre a abordagem em questão, com um tema à escolha. Para esclarecer a execução do mesmo, foi exibido e explicado os cinco passos seguintes: Preparação; Desenvolvimento; Visionamento; Análise; Síntese. Embora fosse advertido que numa apresentação, o visionamento de vídeos poderá conduzir a dificuldades acrescidas devido aos dez minutos exigidos como limite. Ponto quatro – Continuamente ao assunto das apresentações, foi distribuída à turma uma folha de preenchimento sobre o plano de sessão, que após a explicação, seguiu-se de vários pontos a ter em atenção quanto às características oratórias na apresentação de um tema, assim como os obstáculos a evitar ou superar.
Realizou-se o intervalo às dezasseis horas e vinte minutos com a duração de quinze minutos.
Ponto cinco – Exibição das fases e da forma de avaliação de uma autoscopia por parte de um formador. Ponto 6 – No que refere à comunicação oral, foram apresentados dois diapositivos com a finalidade de esclarecer as diferenças entre o código oral e escrito, chamando a atenção da importância de cada um nos casos de ocorrências nas fábricas de papel.
Iniciou-se uma indicação acerca do trabalho referente à próxima aula, embora interrompido pela chegada da nova aluna, assim como a mútua apresentação da própria, professora e alunos individualmente.
Ponto sete – Apresentação dos níveis de língua, nomeadamente corrente, familiar e popular , seguindo de um exercício de reescrita do nível popular para corrente.
Visualização de uma curta metragem dos “Gato Fedorento” sobre a repetição das palavras (bordões).
Nada mais havendo a tratar, pelas dezasseis horas e vinte minutos, deram-se por encerrados os trabalhos da aula, que por mim, sendo redigida e posteriormente verificado pelos presentes na aula, foi aprovada para apresentar à professora na aula seguinte.

O Formando

Sem comentários:

Enviar um comentário