quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

TOURO SENTADO


TOURO SENTADO

Touro sentado, em Sioux, Tatanka Iyotake. Todos nos já ouvimos falar deste grande chefe índio da tribo Sioux, quanto muito, dos filmes de índios e cowboys que nos invadem os cinemas e TV, mas poucos são os que sabem quem foi.

Para quem não sabe, Touro Sentado foi um grande guerreiro índio que lutou pela liberdade do território e cultura índia na altura da ocupação do recente país Estados Unidos da América.

O seu maior feito foi ter conduzido três mil quinhentos índios Sioux contra o Sétimo Batalhão de Cavalaria do exército norte-americano, que estava sob as ordens do general Custer, na batalha de Little Big Horn, em 1876, tendo saindo vitorioso do que parecia impossível.

Foi sempre um guerreiro, lutou sempre pelos seus ideais, tornando-se numa referência para mim, a sua persistência, o não desistir, o esforço, as privações, a luta, são aspectos que sempre fizeram parte da sua vida, e acima de tudo a liberdade, aspecto da vida Touro Sentado que tanto apreciava.

Já miúdo aquando as brincadeiras de índios e cowboys, eu era sempre o índio, os meus amigos queriam sempre ser os cowboys pois pensavam que assim eram os “bons da fita”, o que não me incomodava nada. A verdade é que me sinto em comum e identificado com Touro Sentado, também por já ter utilizado um corte de cabelo parecido, mas principalmente, pela sua personalidade.

Um dia Touro Sentado disse:
- Dentro de mim tenho dois lobos. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom. Os dois lobos estão sempre à briga.
Quando lhe perguntaram qual o lobo que ganhava a briga, Touro Sentado respondeu:
- Aquele que eu alimentar.


Hú! Índio querer paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário