domingo, 18 de janeiro de 2009

Max Payne

Começo desde já por dizer que me foi extremamente difícil encontrar uma personagem, fictícia ou não, com a qual me identificasse.

Para além de me considerar, como todos os restantes mortais, original e fiel a mim mesmo e aos meus ideais e princípios, qualquer personagem que me passou pela cabeça pareceu-me sempre exageradamente forte. Além de tudo isto, no grande ecrã ou no grande conto, todos são heróis com acções de uma magnitude quase bíblica, e eu, pobre mortal, que nunca sequer li uma bíblia.

Talvez a personagem da minha vida seja Max Payne, não tanto pelo óbvio facto de ser polícia, nem pela sua incessável busca de vingança, e muito menos pela luta para provar a sua inocência no assassinato da sua mulher e filha bebé.

Identifico-me com Max Payne pela sua vontade, pela sua persistência, pela sua força de continuar sempre em frente mesmo que do outro lado esteja o mundo em peso contra ele. Max passou de uma vida quase perfeita, do “sonho americano” para o completo caos. Sofreu a dor suprema, a perda daqueles que mais gostava, mas não foi isso que o fez parar. Lutando constantemente contra os seus próprios demónios levantou-se e seguiu em frente atrás dos seus objectivos, sejam eles quais forem, pois como diz o povo, “o que não nos mata, torna-nos mais fortes”.

É desta forma que tento seguir a minha vida, lutado sempre contra as adversidades, internas e externas, levantando-me cada vez que caio, porque a vida é aquilo que fazemos dela e ninguém o vai fazer por nós.

Spider Pig

4 comentários:

  1. Desde já tenho que dizer que nunhca vi nenhum filme com este personagem e nem sequer o conheço,mas pela descrição feita tenho a dizer que efectivamente esta é o tipo de postura que devemos ter sempre perante a vida.Devemos procurar fazer das nossas fraquezas forças e quando não o conseguirmos devemos procurar ajuda,com quem nos possa fazer atingir esses objectivos!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida alguma uma excelente personagem, bom filme e bom jogo. Procura vingança após a morte da sua mulher e do seu filho..... sentimentos parecidos ao JigSaw.

    ResponderEliminar
  3. Era bem bom se todos os futuros agentes tivessem tamanha determinação a cumprir o seu dever

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo seu texto e pela sua escolha. Os comentários dos seus camaradas sublinham a importância desta personagem.Penso que a frase que citou, " Aquilo que não me destrói, fortalece-me!", antes de ser do povo, pertenceu a um filósofo, F. Nietzsche.

    ResponderEliminar