sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

TOURO SENTADO



Touro sentado, em Sioux, Tatanka Iyotake. Todos nos já ouvimos falar deste grande chefe índio da tribo Sioux, quanto muito, dos filmes de índios e cowboys que nos invadem os cinemas e TV. Em 1954, pela primeira vez, Hollywood cria a personagem no filme intitulado de Sitting Bull (nome inglês para o grande chefe índio).

Touro Sentado, interpretado por Dale Robertson, é um grande guerreiro índio que luta pela liberdade do território e da cultura índia durante a ocupação das suas terras por parte do exército dos Estados Unidos da América.

Neste filme, Touro Sentado reúne as tribos guerreiras, Sioux, Apache e Cheyenne, criando uma força de três mil e quinhentos índios para fazer frente ao poderoso exército norte-americano.

Touro Sentado é um guerreiro, que luta sempre pelos seus ideais, tornando-se assim numa referência e exemplo para mim, a sua persistência, o esforço, as privações, a luta pela vida, e acima de tudo a liberdade, são aspectos que sempre fizeram parte da sua vida, aspectos esses com os quais também me identifico.

Lembro-me de ter uns sete anos, e do filme ter passado na TV, a sua figura altiva, a sua liderança e justiça, marcaram-me muito. Após o seu visionamento, aquando as brincadeiras de índios e cowboys lá na rua, eu era sempre o índio, os meus amigos queriam sempre ser os cowboys pois pensavam que assim eram os “bons da fita”, eu pensava, e ainda penso o contrário, logo, corria sempre tudo bem! A verdade é que me sinto um pouco “índio” e inspirado pelo Touro Sentado, não só por já ter utilizado um corte de cabelo parecido, mas principalmente, pela força que transmite.


Deixo-vos um trecho do filme,
E Touro Sentado disse:

- Dentro de mim tenho dois lobos. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom. Os dois lobos estão sempre à briga.
Quando lhe perguntaram qual o lobo que ganhava a briga, Touro Sentado respondeu:
- Aquele que eu alimentar.




Hú! Índio querer paz!

2 comentários:

  1. Não podia de deixar de comentar esta apresentação :-) Principalmente a frase em que diz dos 2 lobos, da qual e pura realidade, ganha aquele que nós alimentarmos mais.
    Excelente :-)

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do seu texto e da personagem escolhida. Também acho que tem uma fisionomia e um porte semelhantes a um grande chefe índio. Continue assim, sobretudo,a alimentar os dois lobos, pois um não vive sem o outro,parece-me...

    ResponderEliminar