sábado, 17 de janeiro de 2009

Les aventures de Tintin

TintiN - 80 anos de histórias

Foi a 10 de Janeiro de 1929 que o belga Hergé publicou a primeira prancha de Tintin, dando início a uma aventura cuja actualidade, 80 anos depois, se faz cada vez mais distante da banda desenhada de outros tempos. Eu identifico-me com esta personagem pois tal como ele considero-me um aventureiro e curioso e adoro viajar por inúmeros lugares (mas não envolto em casos de investigação). Acompanhado sempre pelo seu cachorro de estimação, apelidado de Milu, um "fox terrier "de pêlo branco Tintin resolve todos os mistérios. Infelizmente o meu já morreu mas logo hei-de adoptar outro “milu”.
Tintin ao longo de suas histórias coleccionou uma série de amigos, dentre todos, talvez o mais importante seja o Capitão Haddock, típico marinheiro bebedolas e rezingão (com mil milhões de macacos), mas de bom coração e grande camarada. Outro personagem importante foi o Professor Girassol, igualmente o típico génio/cientista das histórias de ficção. De igual forma ao longo da minha vida tenho feito grandes amigos com quem partilho inúmeras aventuras e momentos de grande risada e com alguns dos quais vivi grandes aventuras na costa portuguesa a bordo dos navios da armada portuguesa.
Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos, a actualidade de Tintin a nível editorial (uma vez que o último álbum original é de 1976 e que Hergé faleceu em 1983) vem das sucessivas reedições em novas línguas e dialectos (que somam já mais de 50) e formatos, como o recente "Tout Tintin", que compila as 24 histórias num único tomo de 1694 páginas (ver imagem neste post).
Até o interesse de Steven Spielberg por Tintin levou-o a conversar com Hergé sobre o assunto, tendo adquirido os direitos cinematográficos logo em 1983, adivinhando algures a sua sombra em Indiana Jones, nomeadamente no espírito de aventura pura que percorre os filmes. E em 2007, após acordo com os herdeiros de Hergé, Spielberg anunciou uma trilogia com actores de carne e osso Só que as dificuldades para conseguir os 130 milhões de euros de financiamento para o projecto atrasaram-no sucessivamente, estando agora previsto o início das filmagens para Fevereiro e a estreia em 2010.

Informações retiradas do Jornal de notícias de 10 de Janeiro de 2009

1 comentário:

  1. Esta BD também tem inspirado muito a minha vida, sobretudo, porque foi através dela que despertei o meu filho para o verdadeiro prazer da leitura.Curiosamente, de todas as personagens da BD, o Tintin é para mim a menos divertida.

    ResponderEliminar