sábado, 24 de janeiro de 2009

HAWKEYE

(Personagem do filme “O Último dos Moicanos”)




“cada índio tem o seu nome próprio, o seu nome de guerra e o nome que as tribos inimigas lhe deram”.

Sempre que alguém me pergunta:”qual é o teu filme favorito?“, é extremamente dificil para mim, que sou um adepto ferveroso de cinema, referir apenas uma única película, mas desde logo, o primeiro que me surge no pensamento é “O Último dos Moicanos.” Foi este um dos factores determinantes para a escolha da minha personagem bem como o facto de que, de uma maneira ou de outra, todos nós pertencermos a uma espécie de “tribo”, a qual queremos sempre defender e honrar.
O Último dos Moicanos” de Michael Mann é uma recriação detalhada da turbulenta América colonial e uma saga excitante sobre a guerra entre ingleses e franceses, no século XVIII, por um pedaço de solo americano. Hawkeye é um homem criado por índios, filho adoptivo de Chingachgook e pertencente à tribo dos Moicanos, que aprendeu desde sempre a escutar os ruídos da floresta e a lutar por justiça e pelos princípios moicanos.
O seu nome (Hawkeye) significa “Olho-de-Falcão”, por estar constantemente atento, e os seus inimigos chamam-lhe “Carabina Comprida”, por ser calmo firme e certeiro.
Identifico-me de certa forma com Hawkeye pela enorme força de vontade e persistência, que demonstra ao longo do filme, ao entrar numa guerra que não era a sua e na qual não acreditava. Tudo isto porque se cruza com as filhas de um General Inglês, durante uma tentativa de emboscada encetada pelos franceses. Hawkeye, num acto de coragem desmedido, acaba por salvar as duas jovens e compromete-se a escoltá-las, através da selva que o viu crescer, até território Inglês. Durante esta jornada, Hawkeye é traído por quem confiava, deixa-se humilhar pelos seus inimigos e chega mesmo a sacrificar-se para salvar vidas. Mas é o seu instinto de sobrevivência e a sua capacidade de não se deixar intimidar perante o perigo, que o levam a alcançar o seu tão nobre objectivo.
São todas estas as características a que eu dou valor e espero ter sempre presente na minha vida, para, também eu, conseguir alcançar os meus objectivos.

1 comentário:

  1. É um belíssimo filme com uma banda sonora inesquecível. Gostei bastante do seu texto e das características que salientou na personagem.

    ResponderEliminar