sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

JigSaw


Escolhi, para me apresentar, uma figura muito controversa dos recentes filmes de terror, mais concretamente a saga dos filmes "SAW". Saw (em português: jogos mortais) é a primeiro longa-metragem da série de horror/suspense Saw, escrito por James Wan e Leigh Whannell e dirigido por James Wan.
Lançado em 29 de Outubro de 2004, o filme teve um orçamento muito reduzido e foi filmado em apenas 18 dias. Teve a sua primeira apresentação em Janeiro de 2004 no Festival Sundance de Cinema. Apesar do baixo orçamento o filme teve um enorme sucesso que rendeu várias sequências, Saw II, Saw III , Saw IV e a mais nova sequência Saw V.
Conhecido por Jonh Kramer / Jigsaw (em português quebra-cabeças) , John Kramer é um assassino em série que se encontra em fase terminal de cancro, com um tumor cerebral. É o personagem principal da série. Dotado de uma inteligência incontestável, ele cria jogos e armadilhas para vítimas que ele julga não serem merecedoras das suas vidas. Após descobrir que o seu cancro não é operável, ele tenta suicidar-se atirando o carro de um penhasco, mas sobrevive graças a um pedaço de metal preso em seu braço que impediu uma hemorragia que lhe seria fatal. A partir de então ele decide testar a natureza humana, criando jogos psicológicos relacionados para ver até onde alguém se dispõe a ir para se manter vivo, deixando-os ir livremente se conseguirem passar no teste.

Após esta breve introdução da minha personagem escolhida, muitos de voçês estão a pensar em mudar de turma ou pelo menos fugir de mim....... espero que isso não aconteça. ( LoL) Esta personagem por detrás de tanto ódio e terror que causa tem uma grande paixão pela vida e uma enorme inteligência, é das poucas personagens que sabe valorizar a vida ao máximo, mas como todos os génios tem um lado "negro", neste caso coloca à prova pessoas que não têm apreciado a sua vida, como por exemplo: toxicodependentes, chulos, vicios no jogo, contrabandistas, entre muitos outros. Neste "jogo" da vida, Jigsaw apenas tenta demonstrar o quanto a vida é bela, para estas pessoas que não a sabem aproveitar, dando uma hipótese de estas voltarem á sociedade com uma outra visão da própria vida. Posso enumerar enormes defeitos nesta personagem claro, mas apenas me identifico com a grande força de vontade para viver e a grande inteligência (LoL).
Pois para quem não conheçe esta personagem irá sempre julgá-la de maneira incorrecta, mas tudo começou porque ele perdeu o filho que ia nascer...... claro que não foi por culpa dele, mas tambem não vou divulgar esta parte, para os mais interessados vejam os filmes para conseguirem perceber as razões deste homem, humilde, trabalhador que ia ser pai de família e se tornou num assassino em série.

TunneR ;)

5 comentários:

  1. Como grande fã desta saga, não poderia deixar de comentar este post. Sem querer, de todo, tirar a razão ao autor, mas não concordando com alguns dos aspectos desta personagem controversa, designada Jigsaw, parece-me contudo claro que esta personagem utiliza métodos muito radicais, tem graves problemas psicológicos, e usa a sua inteligência de uma forma pouco vulgar e demasiadamente obscura. Perdeu um filho, mas utiliza a vingança em nome da justiça, coisas diferentes. Agora o grande ponto fulcrar, nenhuma situação pode justificar as acções desta personagem, porque apesar de não matar as outras personagens directamente, fá-lo de forma indirecta.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida uma personagem bem escolhida, o que parece ter de perversidade ou maldade, tem de inteligência e perspicacia. Consegue elaborar armadilhas e planos que encantam não só pela sua malicia mas também eficácia.

    ResponderEliminar
  3. Como um seguidor da saga,tinha que comentar este post,acho o autor deste post tem toda a razao,ao dizer o que diz,porque as pessoas hoje em dia nem se aprecebem que desperdição a vida, sem se darem conta que estam a deitar fora a vida que e o bem mais precioso que temos.
    Acho tambem, que pode ser um pouco radical a forma como ele se exprime mas as vezes tem de se ser.Jigsaw ao poder.

    ResponderEliminar
  4. So tenho uma frase a dixer: "hello amanda do you want to play a game........... live or die you choose!"

    ResponderEliminar
  5. Escolheu bem a personagem, nem que seja pelo seu carácter controverso (já suscitou quatro comentários).Lembrou-me o filme "sete pecados mortais", que gostei bastante. Apesar de não ter visto o filme, parece-me que se trata claramente de um psicopata megalómano que decide empunhar a espada da justiça, para "reparar os males do mundo". Ninguém tem o direito de julgar directamente e, de certa forma, gratuita os actos dos outros, mesmo que não sejam correctos.Bem, depois disto,convenceu-me: tenho mesmo de ver o filme!

    ResponderEliminar